Ingenico, marca da Worldline, lança sua solução de Plataforma de Pagamento como Serviço

Combinando soluções e serviços de pagamento de terceiros, o PPaaS permite que adquirentes e fornecedores independentes de software criem opções de pagamento e vendas atraentes para seus clientes, trazendo para as lojas físicas o que antes só era possível no comércio on-line.

Paris, 29 de novembro de 2021 - Ingenico, uma marca Worldline, anuncia o lançamento do PPaaS, a sua solução de Plataforma de Pagamento como Serviço para o atendimento de seus clientes e parceiros. Construído em uma tecnologia baseada em Nuvem completamente nova, o PPaaS é um componente-chave para a evolução dos Pontos de Venda (PDV) em verdadeiros facilitadores de vendas omnichannel.

A oferta do PPaaS inclui um conjunto completo de serviços de pagamento que combina soluções de software próprias para a gestão de terminais com aplicações de terceiros e métodos de pagamento alternativos como o Alipay. A plataforma baseada em Nuvem é centrada no desenvolvedor e agnóstica em relação ao terminal, o que significa que pode funcionar com qualquer terminal de pagamento além dos 35 milhões de terminais Ingenico em todo o mundo. Adquirentes, provedores de serviços de pagamento (PSPs) e fornecedores independentes de software (ISVs) podem escolher, integrar e gerenciar os serviços de que seus comerciantes precisam para pagamentos na loja. O design da plataforma torna esta proposta muito mais rápida e fácil do que as tecnologias atuais disponíveis. Em um mundo onde a segmentação do cliente se reflete cada vez mais na forma como eles pagam pelo que compram, a agilidade na incorporação desses serviços é um diferencial importante na cadeia de valor dos pagamentos.

Embora a orquestração de pagamento on-line tenha se desenvolvido extensivamente para o varejo eletrônico nos últimos anos, a orquestração desses métodos dentro da loja e a capacidade de criar soluções de comércio Omnichannel para os clientes ainda não se materializaram totalmente. O PPaaS, com sua capacidade incomparável de se conectar aos terminais da loja, fará isso acontecer e mudará a forma de pagamento. O PPaaS também vai além, integrando-se com os serviços de comércio e pagamento on-line dos varejistas para permitir uma verdadeira experiência omnicanal para o cliente, ajudando a converter a experiência de pagamento de um ponto de transação em um ponto de interação.

Por exemplo, com PPaaS como parte da transação de pagamento, um cliente pode pagar usando uma combinação de cartão-presente e carteira digital; ganhar pontos de fidelidade na transação sem mostrar seu cartão de fidelidade, e até mesmo a adquirir um seguro para um produto recém-comprado antes de finalizar sua transação e diretamente no terminal. Além disso, dependendo das condições do comércio e da franquia, podem gerar devoluções de produtos comprados de casa, gerando gerando créditos para cada uma das formas de pagamento utilizadas, sem necessidade de dirigir-se à loja.

Giulio Montemagno, vice-presidente sênior e diretor administrativo para PPaaS da Ingenico, explica: "Muitas das inovações recentes em pagamentos se concentraram em pagamentos on-line, e a experiência na loja física não mudou muito ao longo dos anos. Com o PPaaS, nossos clientes podem finalmente permitir que seus comerciantes façam do pagamento um ponto real de interação com seus clientes, e o ecossistema de serviço de terceiros pode facilmente levar seus produtos a um público mais amplo. Conforme nos envolvemos com clientes e provedores de soluções, percebemos que os casos de uso de PPaaS são muito importantes, pois nossos clientes planejam usá-lo para facilitar uma série de novos serviços e métodos de pagamento para seus comerciantes. Já começamos a trabalhar nesses casos de uso com clientes - incluindo o uso de PPaaS para habilitar APMs e um programa de fidelidade na Ásia, além de habilitar serviços verticais específicos para um adquirente na Europa - e esperamos ver suas novas ofertas usando PPaaS em ação sobre.”    

Casos de uso específicos:

  • Métodos de pagamento alternativos (APM): Existem mais de 900 métodos de pagamento alternativos em todo o mundo para atender a diferentes mercados e segmentos, mas muito poucos deles são aceitos para pagamentos no local. Esses APMs aumentam a receita do comerciante, permitindo e aprimorando a demanda para grupos demográficos específicos. O PPaaS torna os a adoção destes sistemas mais fáceis para os comerciantes, sem a necessidade de desenvolvimentos e atualizações de software complexos.
  • Fidelidade e comércio omnicanal: Com a Tokenização como Serviço, o PPaaS fornece a peça que faltava para o quebra-cabeça dos pagamentos omnicanal e cria novas possibilidades na fidelidade do cliente. O cartão de pagamento pode se tornar o identificador único do cliente em um ambiente totalmente seguro e compatível, ampliando a capacidade de interagir com o cliente em momentos críticos de sua jornada de compra.
  • Relatórios e análise de dados aprimorados: Um recurso importante e muito solicitado do PPaaS é sua capacidade de fornecer análises de dados e relatórios significativamente aprimorados em um ambiente totalmente seguro e compatível. Isso ocorre porque o PPaaS consolida as informações do terminal e as usa para fornecer os insights e os dados de que os comerciantes precisam para administrar seus negócios.
  • Roteamento inteligente: Graças às conexões PPaaS aos adquirentes, a solução pode otimizar as taxas de aceitação e os custos ao rotear as transações para plataformas específicas do adquirente com base em regras predefinidas.

Suporte para todo o ecossistema de pagamentos

Em um ambiente de pagamento em que 34% dos comerciantes afirmam que trocariam de provedor se não tivessem acesso a serviços fáceis de usar e de configuração rápida de seu adquirente, e em que 80% estão dispostos a pagar entre 20 e 30% mais taxas para um melhor desempenho de pagamento, enquanto o negócio melhora significativamente, o mercado para a prestação desses serviços é enorme.

Por esse motivo, o PPaaS visa uma variedade de participantes do ecossistema de pagamento: bancos e adquirentes dedicados, PSPs, gateways de pagamento e ISVs. Ele cria conectividade múltipla, gerando um efeito de rede que beneficia todas as partes à medida que cresce.

Adaptação às necessidades do cliente - constantemente

Sendo uma oferta "as-a-Service", a plataforma PPaaS estará em constante evolução, adicionando novos recursos e trazendo novos parceiros como parte de um diálogo contínuo com clientes atuais e futuros.

Sobre a Worldline

A Worldline [Euronext: WLN] é líder europeia no setor de pagamentos e serviços transacionais sendo a 4ª colocada no ranking de maiores players em todo o mundo. Graças ao seu alcance global e seu compromisso com a inovação, a Worldline é a parceira de tecnologia preferida por comerciantes, bancos e adquirentes, bem como por operadores de transporte público, agências governamentais e diversos outros setores da indústria. Com mais de 20.000 funcionários em mais de 50 países, a Worldline oferece aos seus clientes soluções sustentáveis, confiáveis e seguras em toda o ecossistema do processo de pagamentos, promovendo crescimento de seus negócios onde quer que estejam. A Worldline atua nas áreas de Serviços Comerciais, Terminais, Soluções e Serviços, Serviços Financeiros, Serviços de Mobilidade e e-Transacionais, incluindo aquisições comerciais locais e internacionais, tanto em lojas quanto on-line,  garantindo transações de pagamento altamente seguras, com amplo portfólio de terminais de pagamento, bem como e-ticketing e serviços digitais em ambiente industrial. Em 2020, a Worldline gerou uma receita de 4,8 bilhões de euros. Saiba mais em worldline.com

  • Angélica Consiglio

    Assessoria de Imprensa da Ingenico

  • (T): (11) 2138-8909

    E-mail: [email protected]