O que é Ecos e o que isso significa para os estabelecimentos?

Desde que a Mastercard anunciou seus esforços para tornar os pagamentos por aproximação (sem contato) ainda mais seguros, a indústria tem se perguntado, o que é a tecnologia e como ela beneficiará a indústria e seus participantes? 

Desde que a Mastercard anunciou seus esforços para tornar os pagamentos por aproximação (sem contato) ainda mais seguros, a indústria tem se perguntado, o que é a tecnologia e como ela beneficiará a indústria e seus participantes? Mesmo que o Ecos esteja em seus estágios iniciais, essas conversas são importantes para entendermos melhor como esse novo sistema se aplicará a todos, do estabelecimento ao consumidor final.

O que é Ecos? Por que isso é importante?

 Enhanced contactless (pagamentos sem contato aprimorado), ou Ecos, é um conjunto de especificações que a Mastercard introduziu para ajudar os pagamentos sem contato para uma era digital dinâmica. Isso permitirá que os consumidores continuem usando esse método de pagamento com altos níveis de segurança e conveniência nas próximas décadas.

O mundo está se tornando mais digital a cada dia. De acordo com a Mastercard, no terceiro trimestre de 2020, a penetração dos pagamentos por aproximação representou 41% das compras pessoais em todo o mundo, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. A demanda por formas de pagamento mais rápidas, convenientes, seguras e protegidas tem impulsionado a adoção cada vez maior do sistema nos Estados Unidos e essa tendência continuará a evoluir. A Juniper Research prevê que as transações sem contato crescerão mais de 300% nos próximos cinco anos. Em um infográfico recente, a Mastercard observou que 79% dos consumidores que usam a tecnologia sem contato, como seu método de pagamento preferido, citaram a segurança e a limpeza como os principais motivadores.

A evolução dessas tendências e tecnologias digitais também abrem portas para ameaças de segurança sem precedentes. Como resultado, a tecnologia precisaria ser preparada para o futuro para ajudar a manter os mais altos níveis de segurança; e é aí que entra a Ecos. De acordo com a Mastercard, a Ecos dará aos consumidores a garantia de que suas transações sem contato estão protegidas contra espionagem e outros potenciais ataques cibernéticos. A segurança aprimorada tornará os dados criptografados três milhões de vezes mais difíceis de serem quebrados.

Quem se beneficiará com o Ecos e como?

Eco visa beneficiar consumidores, comerciantes e instituições financeiras das seguintes maneiras:

  • Maior conveniência: se a pandemia de 2020 nos mostrou algo positivo, foi um vislumbre de como pode ser um futuro com pagamentos por aproximação. Dado o aumento geral na adoção deste método de pagamento no último ano, essas novas especificações da Mastercard irão garantir que qualquer dispositivo poderá ser um dispositivo de pagamento capaz de aceitar cartões sem contato e carteiras móveis. À medida que mais consumidores começarem a se acostumar com o método de pagamento, eles tendem a preferi-lo em todas as experiências de compra e os comerciantes de todos os tamanhos têm que se preparar para atender a essa demanda.
  • Confiança aprimorada: de acordo com o comunicado da Mastercard à imprensa, o Ecos alavanca a tecnologia e fornece um alto nível de força criptográfica. Além disso, o Ecos faz tudo isso enquanto mantém as interações sem contato em menos de meio segundo. Em outras palavras, isso tornará as transações mais seguras, agilizando e ajudando na construção da confiança de seus clientes.
  • Privacidade aprimorada: as especificações do Ecos também visam fornecer segurança adicional quando as informações do cartão são compartilhadas entre o cartão sem contato / carteira móvel e o dispositivo de pagamento. Isso garantirá uma melhor proteção dos dados do cartão privado para os consumidores e dará a eles, e aos comerciantes, tranquilidade adicional.

O que vem a seguir para sem contato?

Os requisitos do Ecos são novos e espero que sejam os primeiros de muitos outros que virão nos próximos anos. Crédito para a Mastercard por iniciar o movimento e inspirar a comunidade com esses requisitos. Embora muitos provedores de tecnologia procurem obter a certificação de suas soluções de pagamento, será interessante manter nossos ouvidos atentos para ver o que vem por aí com a tecnologia sem contato.

Ryan Ahern é o Head de soluções e suporte de varejo da Worldline.

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