O futuro dos meios de pagamentos: 5 previsões da Ingenico para 2020

Uma visão geral sobre as tendências disruptivas que transformarão o setor de pagamentos no futuro.

Para Michel Léger, Vice-presidente de Inovação da Ingenico:

“Nos últimos cinco anos, o comportamento e as expectativas do consumidor mudaram radicalmente a maneira como fazemos e recebemos pagamentos: até recentemente, os consumidores ainda tinham que pagar quando solicitados. Eles não tinham opções. Isso realmente não existe mais. Agora, todos podem pagar quando querem, onde querem e como querem. Essa mudança de comportamento - em grande parte impulsionada por uma mudança do dinheiro vivo para outros modos - levou a novos usos e novos métodos de pagamento, sendo criados mais rapidamente do que nunca, a uma velocidade que nunca teríamos imaginado apenas um ou dois anos atrás. No ano que vem, podemos chegar a um ponto em que poderemos pagar com nosso carro! Para os principais players do setor, fintechs e bancos, isso significa uma corrida louca pela inovação. Não basta mais oferecer apenas soluções de pagamento personalizadas para os consumidores: agora o pagamento deve ser levado até eles".

 

As 5 previsões da Ingenico

1. Comércio social e comércio por voz: a tecnologia de pagamento 2020 já existe

Em 2020, “Comércio Social e Comércio por Voz” provavelmente se tornarão parte integrante de nossa vida cotidiana, tornando possível pagar usando um chatbot no seu site de mídia social preferido, ou instantaneamente, apenas com a sua voz. Veremos mais e mais "Serviços de Valor Agregado" ou “SVA" implementados, que complementarão as transações nos terminais de pagamento e oferecerão coisas extras para varejistas e consumidores, incluindo ofertas de fidelidade e de cupons que serão perfeitamente integradas às transações. Já se foi o tempo de esperar pela maquininha e várias transações no caixa - basta um toque! Por último, mas não menos importante, com a tecnologia “Senha no Celular", os telefones celulares serão transformados em terminais de pagamento - tudo o que você precisará fazer é digitar sua senha ou apenas segurar seu cartão no celular de um vendedor. Simultaneamente, vários pontos onde isso é aceito continuarão a crescer.

A Ingenico já lançou os programas de Comércio Social e Comércio por Voz e já trouxe pagamento contactless seguro para celulares e tablets.

 

2. Pagando com a sua geladeira: a revolução da IoT chegou

A maneira como usamos as coisas está mudando, o que nos faz pensar que em breve poderemos efetuar pagamentos usando todos os tipos de objetos do cotidiano: nossa geladeira, nosso carro... por que não nosso espelho também? É sobre como levamos pagamentos a objetos inteligentes e por todo o processo digital: as possibilidades abertas pela Internet das Coisas são infinitas quando você sabe como integrar um sistema de pagamento seguro ao todo.

 

3. A segurança não será comprometida com a mudança no uso

Os consumidores estão cientes do uso de dados - eles são extremamente vigilantes e continuarão a pedir muito em termos de segurança de novas soluções no mercado. São os consumidores que fazem as regras. Para os players do setor de meios de pagamentos, esses padrões de segurança cada vez mais exigentes exigirão que eles tenham conhecimento técnico impecável se oferecerem soluções de ponta que fornecem segurança máxima e uma excelente experiência do cliente. É provável que os novos desenvolvimentos tecnológicos se concentrem no uso da autenticação biométrica, na integração das carteiras móveis, na adaptação às criptomoedas e no uso da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina na segurança integrada dos pagamentos.

 

4. Pagamento: um fator chave na experiência do cliente

O pagamento é um elemento central do comércio e da experiência do cliente. Os consumidores só querem uma coisa dos pagamentos: eles precisam ser fáceis, ou totalmente discretos, e ainda estarem sob o controle deles. Por padrão, isso significa que a experiência precisa ser 100% segura. Os players que conseguirem juntar sistemas de compras físicas e online e criar a melhor experiência multicanal com sucesso acabarão sendo os líderes de mercado.

 

5. Inovação aberta trabalhando para soluções de pagamento do futuro

Quando se trata de pagamentos, o uso é o fator decisivo. Para oferecer as soluções que os consumidores desejam e procurar novas áreas de crescimento, o setor de pagamentos deve ser apoiado pelos melhores - organizações corporativas e institucionais, startups e fintechs - e estar em posição de ampliar os testes visando reformular os usos tanto com consumidores quanto para consumidores, além de ganhar a confiança que é crucial para a adoção em massa.

Em junho de 2019, juntamente com o CaixaBank e a Global Payments, a Ingenico lançou o Zone2boost, um programa internacional de inovação que apoia startups nos setores de fintech e varejo.