Inclusão financeira

inclusão financeira / possibilite a implantação de serviços financeiros em locais menor infraestrutura

Hoje, três quartos da população mundial não faz parte do sistema bancário tradicional por diversas razões. Devido ao número limitado de agencias bancárias em países em desenvolvimento, o alto custo e a complexidade dos serviços bancários, diversos locais não recebem suporte dos bancos. Como possibilitar o acesso a serviços financeiros sem os bancos tradicionais e usar serviços financeiros de modo eficiente? O que é necessário para apoiar uma mudança de um ambiente baseado em transações em dinheiro para um ecossistema de pagamento eletrônico? Essas são perguntas difíceis que podemos resolver.

Proximidade, o ingrediente que faltava

Munir comunidades carentes com serviços financeiros exige “estar próximo”, ou seja: educar, apoiar e cultivar a confiança dos usuários em programas de inclusão financeira. O Grupo Ingenico acredita que esses obstáculos podem ser facilmente vencidos ao utilizar uma rede de agentes que esteja fora do contexto tradicional das agencias bancárias e representantes do programa que:

  • trabalhem em campo,
  • fiquem mais perto dos usuários que necessitam de suporte bancário,
  • inscrevam clientes “desbancarizados”, 
  • ofereçam auxilio ao selecionar e utilizar os serviços oferecidos e
  • permitam que cidadãos utilizem seus próprios dispositivos móveis para acessar os serviços financeiros.

Para isso, agentes e representantes precisam de um ponto único de interação para obter esta "proximidade". Equipados com os terminais inteligentes do Grupo Ingenico, eles são capazes de inscrever usuários sem acesso bancário e deixa-los familiarizados com o ecossistema financeiro. Na verdade, eles coletam informações de cadastro KYC (know-your-customer/conheça seu cliente) e são capazes de acessar as contas no mesmo terminal que pode ser utilizado para responder dúvidas dos clientes e também podem iniciar as transações dos usuários, fazendo com que eles confiem nos serviços e se sintam mais confortáveis com os pagamentos eletrônicos.
Nossas soluções estimulam a adoção de serviços passo-a-passo por clientes “desbancarizados”.

Cadastro

Os terminais inteligentes do Grupo Ingenico oferecem suporte a múltiplas aplicações, incluindo serviços bancários e as tradicionais aplicações de pagamento. Os terminais se tornam uma ferramenta bancária segura, permitindo o cadastro de noovs clientes no programa e o financiamento das contas emitidas:

  • Gestão e coleta KYC
  • Depósitos em espécie
  • Saques de dinheiro
  • Recebimento de salário e benefícios (P2P, B2P e G2P)

 

 

 

 

Educação

Fornecer suporte e assistência ajuda a derrubar as barreiras à adoção. Representantes do programa (agentes ou comerciantes locais) podem fornecer serviços de valor agregado ao iniciar transações ou responder dúvidas relacionadas à gestão de contasdos seus clientes.

  • Gestão de contas: dúvidas sobre saldo, histórico de transação e gestão de senha.
  • Serviços de valor agregado: remessas internacionais e domésticas, pagamento de contas, recarga de celular, pagamento com vouchers/tickets.

Doação

Graças à nossa plataforma, oferecemos todo um conjunto de serviços ao usuário final. Os titulares de contas iniciam transações facilmente por meio de celulares, notebooks ou cartões de pagamento.

  • Ofertas diversificadas: gestão de contas e senha, transferência de dinheiro, pagamentos, recarga de celular, saques e serviços bancários (seguros, créditos e poupança).
  • Além dos mecanismos de autenticação tradicionais, nossa plataforma oferece suporte para a tecnologia de transferência de dados por proximidade (Near Sound Data Transfer), que transforma qualquer celular (smartphone ou básico) em uma ferramenta de pagamento rápida, segura e fácil de usar.
     

More about Financial Inclusion

Financial Inclusion: Position paper

Financial Inclusion - Position paper

This paper describes the current state of the financial exclusion landscape and outlines the real challenges and opportunities in scaling up towards full Financial Inclusion worldwide.

Find out more

Financial Inclusion: Brochure

Brochure

"When the hard-to-reach become your preferred customers
Finc / the offering which addresses financial inclusion challenges"
 

Find out more

 

Video from It's Africa time

Video use Case / "It's Africa's Time"

This new episode tells the success story of Equity Bank’s Branchless Banking program in partnership with Ingenico Group.
 

Find out more